Como diminuir as olheiras

Saúde e Corpo
24 set 2013
70 Acessos

Ter uma pele limpa, hidratada e saudável pode ser o desejo de alguns homens, mas certamente é o desejo de todas as mulheres que são mais vaidosas e se preocupam com a aparência. Por isso, elas costumam cuidar diariamente da pele. Além de cravos e espinhas, o que mais aborrece as mulheres são as olheiras que dão ao rosto uma aparência de cansaço e até mesmo de desleixo. Ninguém gosta, por exemplo, de sair de casa para o trabalho ou ir ao encontro do namorado com olheiras enormes.

As olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Por ser uma pele muito fina ao redor dos olhos, os vasos faciais ficam mais aparentes na região dos olhos, fazendo com que a área fique com coloração arroxeada. Por isso, é importante cuidar do entorno dos olhos para evitar que você saia de casa com um ar cansado e desleixado.

Como as olheiras aparecem

Existem muitos fatores que contribuem para o aparecimento das olheiras, como cansaço, estresse, má alimentação, hereditariedade, excesso de sol, cigarro, ingestão de álcool, entre outros. As manchas também aparecer durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à deficiência de ferro.

Para reverter o problema, o melhor é tomar alguns cuidados básicos para evitar ou diminuir as olheiras. O ideal, por exemplo, é ter uma boa noite de sono (de preferência dormindo oito horas por dia para permitir a restauração dos tecidos). Se o seu sono for de qualidade e reparador, a sua pele no dia seguinte estará muito mais bonita, inclusive ao redor dos olhos. Cuidar da alimentação, beber bastante água, diminuir o álcool e o sal e utilizar o corretivo vão ajudar a dar ao entorno dos olhos um aspecto mais saudável.

Dicas para diminuir as olheiras

- Durma bem

Dormir bem é uma das principais dicas para quem deseja diminuir as olheiras. Por isso, a recomendação é que se durma oito horas por dia, pois é durante o sono que a pele se restaura e se recupera.

- Lave o rosto com água fria

Muitas pessoas acham que lavar o rosto com água quente ajuda a aliviar a aparência das olheiras. Pois este pensamento está errado. Enquanto que a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o aparecimento das olheiras, a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, provocando o efeito contrário e amenizando as olheiras. Compressas de água gelada também diminuem o inchaço e a coloração escura nas pálpebras.

- Massageie a região

Fazer uma massagem na região dos olhos faz com que o edema diminua. Mas, para que se obtenha resultado a massagem deve ser feita duas vezes ao dia. Confira o passo a passo.

O dedo anular deve deslizar suavemente, fazendo uma leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo.

Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade.

Dê leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente.

Quando terminar, feche os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

- Hidrate o rosto

Hidratar a pele diariamente faz com que ela fique mais bonita. Além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. Isto porque uma boa hidratação na região dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos faciais dessa área não ficam tão aparentes. A hidratação ainda causa menor perda de colágeno. E quando a perda de colágeno é menor, a sustentação da pele melhora, diminuindo o rompimento de vasos, que também causam o arroxeado.

- Descanse uma compressa de chá sobre os olhos

Colocar compressa fria de chá de camomila sobre os olhos é uma das formas para diminuir as olheiras. Isto porque a camomila possui ação calmante e anti-inflamatória, além de ter efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos. O chá deve ser feito mais concentrado e, antes de aplicar a compressa nos olhos, o chá e os saquinhos com a erva devem ir ao freezer por alguns minutos.

Os olhos serão cobertos pelos saquinhos de chá, que deverão repousar sobre eles por, aproximadamente, 10 minutos. O ideal é que você esteja deitado e com a cabeça elevada, pois essa posição estimula os vasos faciais a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço.

- Faça compressas de leite e mamão

Fazer uma compressa de mamão e leite ajuda a clarear as manchas arroxeadas ao redor dos olhos. Isto porque os dois têm propriedades que ajudam a clarear e a renovar a pele. O leite, por exemplo, possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele, enquanto que o mamão possui papaína, enzima que promove renovação da pele. Confira como fazer a compressa de leite e mamão que pode ser feita uma vez por semana.

Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), até formar uma “papinha”. Aplique a mistura diretamente na pele ou repouse-a sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe 15 minutos e lave em seguida.

- Corte alguns pepinos e batatas

Rodelas de pepinos e batatas nos olhos são recomendáveis, podendo ajudar no combate e prevenção das olheiras, porém os efeitos são demorados. Isto porque o pepino tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores, levando, portanto, à melhora momentânea das olheiras. O mesmo pode-se dizer das rodelas de batatas.

- Alimente-se de forma saudável

Ter uma alimentação saudável ajuda a manter a pele jovem e bonita.

- Evite o excesso de sol

O sol estimula a produção de pigmentação, colaborando para o aparecimento das olheiras. Por isso, passe protetor no rosto todo e aplique um protetor com fator mais alto na região dos olho, se você tem tendência a ter olheiras.

- Reduza o sal

Diminuir a quantidade de sal ingerida diariamente ajuda a combater as olheiras. Isto porque o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido, fazendo com que a retenção de líquido piore o aspecto das olheiras.

- Diminua o álcool

Outro vilão da retenção de líquido é o álcool, já que ele “puxa” a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado debaixo dos olhos. Assim sendo, a recomendação é diminuir o álcool e ingerir bastante água.

- Utilize um corretivo

Se você ainda não conseguiu se livrar das olheiras, então use um corretivo. É possível encontrar corretivos líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis etc. Existem corretivos adequados ao tom de pele e os coloridos. Mas, para disfarçar olheiras, utilize o corretivo amarelo. No entanto, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo de sua cor. A melhor forma de passar o corretivo é dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Do Facebook: