Como cuidar das unhas

Saúde e Corpo
8 out 2013
263 Acessos

A correria do dia a dia normalmente faz com que não tenhamos tempo para fazer tudo o que gostaríamos, inclusive cuidar da saúde e do corpo. No entanto, é importante arranjar um espaço na agenda para cuidar da sua beleza e bem-estar. Porém, se você não tem tempo, por exemplo, para ir semanalmente ao salão para cuidar das unhas, não se desespere. Você pode manter suas unhas bonitas, fortes e saudáveis mesmo tendo de esperar por alguns dias para voltar à manicure. Ou seja, basta tomar alguns cuidados básicos no seu dia a dia. Afinal, ninguém quer aparecer com aspecto desleixado.

Ao invés de ir ao salão, você pode cuidar das unhas em casa. Basta seguir algumas dicas como cuidar melhor da sua alimentação. Afinal, a falta de nutrientes pode deixar as unhas quebradiças, por isso é importante investir na ingestão de alimentos saudáveis (dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A).

Outra dica importante é hidratar as unhas. Você deve, por exemplo, espalhar um creme hidratante nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas. Além disso, você pode mudar outros hábitos como parar de fumar, usar luvas ao mexer com líquidos, não compartilhar material de unha, entre outras.

Cuidados com as unhas

Fortaleça as unhas com óleo

Se você tem unhas fracas, uma boa dica é passar óleo fortalecedor antes do esmalte.

Evite pintar a unha semanalmente

As mulheres adoram pintar as unhas, no entanto para recuperar as unhas dos agentes químicos dos esmaltes (que podem ressacar e levar à quebra), o recomendável é dar, pelo menos, uma semana de folga a elas.

Varie a cor do esmalte

Algumas mulheres gostam de usar somente uma cor de esmalte, enquanto que outras adoram variar e até ousar nas cores e nos modelos. O ideal nesse caso é variar as cores na hora de pintar as unhas, já que as escuras contribuem para que elas fiquem amareladas.

Lixe as unhas

As unhas devem ser lixadas toda semana, para que cresçam mais fortes e saudáveis.

Dicas para cuidar das unhas

Para ter unhas saudáveis não é preciso ir semanalmente ao salão, principalmente se você não tem tanto dinheiro para gastar. Você pode cuidar de suas unhas em casa, basta modificar antigos hábitos.

– Cuide da alimentação: alimentos que fortalecem as unhas devem ser incluídos no dia a dia. Carnes, leites e derivados, verduras em geral, cenoura, pimento, abacate, derivados de soja, óleos vegetais e ovos são alguns deles.

– Hidrate bem a mão: as mãos ficam ainda mais bonitas quando são hidratadas. Além disso, a hidratação também faz com que diminuam as chances de as cutículas ficarem esbranquiçadas e com pontas soltas.

– Evite o ressecamento: use hidratantes para evitar o ressecamento.

– Evite tirar toda a cutícula: a cutícula funciona como proteção e impede a infecção por fungos e bactérias, por isso evite retirá-la. No entanto, ao invés de retirar a cutícula com alicate, você de empurrá-la com uma espátula, e assim remover somente o excesso de pele

– Não compartilhe material de unha: lixa, tesoura, alicate e palito não devem ser compartilhados. Desta forma, evita-se contaminação. Por isso, quando for ao salão leve o seu material ou então certifique-se de que o material utilizado é descartável.

– Evite umidade: enxugue bem as mãos e os pés, após o banho. Desta forma você previne o aparecimento de micoses.

– Não roa a unha: às vezes, quando estão ansiosas, as pessoas roem as unhas. Não faça isso, pois o hábito constante favorece infecções.

– Use luvas para limpar a casa e lavar louça: para limpar a casa, use um par de luvas de borracha, já que os produtos de limpeza estragam as unhas. Depois, hidrate as mãos.

– Corte as unhas corretamente: para evitar unha encravada, corte-as retas e quadradas.

– Pare de fumar: o cigarro é prejudicial, pois deixa-as amarelas.

– Retire sujeira com escova: as impurezas que ficam por baixo das unhas devem ser removidas. No entanto, ao invés de usar palitos para limpar debaixo das unhas, escove-as ao lavar as mãos. Palitos podem machucar a região.

– Leve lixa quando sair de casa: no caso de quebra, o melhor a fazer é lixar.

– Previna-se de alergias: normalmente, esmaltes não causam danos às unhas, apesar de levarem química. Por isso, preste atenção a possíveis sintomas como inchaço e dores. Pode ser alergia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do Facebook: