O que são arquivos XPS?

Informática e Internet
23 set 2013
495 Acessos

XPS é um formato (XML Paper Specification ou .xps) de documento criado pela Microsoft querendo ser algo fácil de ser compartilhado, lido nos mais diferentes lugares e principalmente, competir com o PDF. A grande vantagem dele é que pode ser lido em qualquer sistema operacional. Quando alguém clica em um documento no formato XPS, vai abrir automaticamente no XPS Viewer ou pelo Internet Explorer ou pelo Visualizador XPS.

A barra de ferramentas oferece opções de exibir ou gerenciar XPS no XPS Viewer. Pode ser pesquisada uma palavra no documento ou uma frase, pode também assinar o documento XPS de forma digital, adequar o documento mexendo no zoom para ajustar os textos e as figuras, deixando-os mais fácies de serem visualizados e lidos. É possível também salvar uma cópia do documento XPS no computador e determinar quem pode acessar o documento e até mesmo dando um tempo limitado para isso. A pessoa consegue também, ir para uma página específica, apenas escrevendo o número da página que procura ou navegando para a frente e para trás pelo documento.

Embora ele quase não seja utilizado, está presente no Windows 7  e em versões do Vista. Quem tem uma impressora, pode imprimir os arquivos neste formato. Quem vai imprimir um arquivo nesse formato, deve abrir o arquivo, clicar em imprimir. Uma caixa para pesquisar o nome do arquivo será aberta. O processo é rápido e bastante fácil. O problema maior é para quem tem um sistema operacional anterior, como Windows XP ou Windows 95 ou ainda, para quem não utiliza o Internet Explorer como navegador padrão.

Saber se o computador tem XPS

Para saber se há uma versão instalada da plataforma .Net no seu computador, vá até o  Painel de Controle e clique na opção Desinstalar programa. Vai abrir uma grande lista de programas que estão no seu computador. Procure o .Net Framework 3.0 dentre eles. Se o encontrar, clique duas vezes sobre ele, abrirá uma nova caixa na qual você deverá procurar pelo Visualizador XPS. Assim que o encontrar, é só clicar em OK.  Se sua versão for Vista e você não encontrar o .Net Framework 3.0, será necessário baixar a Microsoft .Net Framework 3.0 ou  instalar o pacote Microsoft XML Paper Specification Essentials Pack que permitem exibir, gerar e indexar Documentos XPS.

Há também, uma alternativa que é gratuita e leve para o computador, o visualizador XPS Annotator. Ele pode ser facilmente instalado e permitirá que você visualize, leia e imprima arquivos com esse formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do Facebook: