Comprando seu note – conheça as melhores marcas de notebook

Informática e Internet
17 mar 2016
523 Acessos

Você quer comprar um notebook, mas está em dúvida sobre qual é o melhor. São muitos modelos, com muitas configurações diferentes e uma enorme variação de preços. Para te ajudar da melhor maneira possível, daremos algumas dicas importantes.

Antes de mais nada você precisa definir a finalidade do seu note. A pergunta básica é “para quê eu quero um notebook”? Seu note será para trabalhar, para jogar, ou só para acessar redes sociais e fazer pesquisas para a escola ou faculdade, fazendo trabalhos básicos no Word?

Se for para trabalho, com o que você trabalha? Vai precisar de programas gráficos pesados, ou só internet, Word e Excell, além de uns programinhas mais simples, bastam?

Em suma, você vai precisar de uma máquina mais parruda, com uma configuração mais poderosa, ou um notebook mais simples, com configurações mais modestas, é o suficiente?

Escolhendo a marca do notebook

Partindo da sua resposta, o próximo passo é escolher a marca do seu notebook. Você já sabe se vai precisar de um notebook mais potente (mais caro), ou de um notebook modesto (mais barato).

Separamos algumas marcas que são consolidadas no mercado. Elas são mais caras, mas você estará pagando por um produto de maior qualidade, com menos probabilidade de te deixar na mão com um baita prejuízo. Às vezes é melhor pagar mais um pouco por um notebook de qualidade do que correr atrás de um custo x benefício duvidoso.

Analise qual marca se encaixa melhor no perfil que você procura, que atenda suas necessidades e que caiba no seu bolso.

1) Apple

É a marca top de notebooks. Os MacBooks da Apple são confiáveis, poderosos e de altíssima qualidade. Se você procura por desempenho e estabilidade e pode desembolsar uma grana alta, é uma excelente escolha. É um notebook perfeito para designers gráficos e ainda conta com mais segurança contra vírus, um ótimo suporte, displays maravilhosos e bateria de longa duração. A linha de apps da app store também é um grande atrativo.

1

2) Dell

É uma marca bem badalada e confiável, com modelos que abrangem um largo segmento. A possibilidade do cliente personalizar sua própria configuração no site da Dell é um grande diferencial. Se não quiser fazer isso, a Dell já disponibiliza uma grande gama de notes, dos mais simples aos mais poderosos, que atendem a todos os perfis. A Dell tem notes mais voltados para o trabalho, notes que aliam trabalho com entretenimento e notes poderosos voltados para games. Dependendo do que você quer no seu note, pode escolher desde uma configuração simples, passando por configurações mais potentes, até chegar a um note top de linha da Dell, como o Alienware, famoso por ser um notebook excelente para jogos. Aliando entretenimento, funcionalidade e durabilidade, os notebooks da Dell são o que podemos chamar “pau pra toda obra”.

2

3) Lenovo

A Lenovo demorou um pouco para conquistar a confiança dos brasileiros, mas aos poucos o boca a boca dos seus usuários satisfeitos consolidou a marca. O fato é que pouca gente no começo sabia que a Lenovo incorporou a famosa marca IBM, além de ser uma das maiores fabricantes de notebooks do mundo. Agora, com a marca totalmente estabelecida no nosso mercado, a Lenovo possui um dos melhores custos x benefícios que você pode encontrar. São notebooks de ótimo desempenho, confiáveis e de muito boa qualidade. Fique atento, a Lenovo já conta com notes que têm preços altamente competitivos e são melhores que os concorrentes, e além disso comprou a CCE. Ou seja, pode produzir os notes da CCE aliando qualidade e preço baixo.

3

4) HP

Queridinha das grandes empresas, a HP era uma marca cara até alguns anos atrás, mas com uma nova estratégia de marketing ela vem buscando atingir todos os perfis dos consumidores, com notes que atendem todas as necessidades, das mais básicas até as mais complexas. A HP continua uma marca referência para quem quer suprir sua empresa, mas também está voltando seu foco para os usuários que querem usar o note para estudar, jogar e navegar na internet. A assistência técnica é outro ponto que recebeu atenção da HP e atualmente é bem mais fácil conseguir ajuda se o seu notebook der algum problema.

4

5) Sony / Vaio

Com design mais sofisticado e voltado para entretenimento, os notebooks da linha Vaio são um espetáculo. O preço pode ser um pouco salgado, mas saiba que eles entregam qualidade de imagem e som superiores. Como a Sony é uma reconhecida fabricante de TVs, nada mais justo que usar esse expertise nos seus notebooks. Só preste atenção pois o controle majoritário da marca Vaio não é mais da Sony. Embora a empresa ainda tenha participação, a Japan Industrial Partners (JIP) tem o controle majoritário sobre os notebooks Vaio. Porém, a Sony continua no barco, dando suporte técnico para os usuários do Vaio. Ainda não sabemos que impacto essa mudança trará a longo prazo, mas por enquanto os notes Vaio continuam com excelente qualidade.

5

6) Asus

A filosofia da Asus é agradar todos os clientes, desde o adolescente que está estudando e quer se divertir, até profissionais que precisam de qualidade e desempenho. Com configurações que abrangem uma variada gama de preços, certamente a Asus terá um notebook que se encaixa no seu perfil e que cabe no seu orçamento. Os designs dos notebooks da Asus são elegantes e tecnicamente eles são muito bons. Uma das maiores reclamações era quanto ao som dos notes, mas a Asus vem trabalhando nisso ao longo dos anos e atualmente os usuários só fazem comentários positivos. A empresa também tem uma linha de notes com tela de toque, o que pode ser um atrativo para quem briga constantemente com o touchpad dos notebooks.

6

7) Samsung

Forte produtora de TVs, smartphones e outros eletrônicos, a Samsung possui uma das mais versáteis linha de notebooks do mercado. Os notes da Samsung atendem os mais variados perfis e necessidades, com configurações modestas e baratas até configurações mais parrudas e caras. Como a empresa sul-coreana é expert em eletrônicos, o áudio e vídeo dos notebooks são excelentes, assim como o desging em geral. Em suma, a Samsung sabe o que está fazendo e produz os notes levando em conta a satisfação de cada segmento de consumidores. Dê uma pesquisada, você pode encontrar um notebook que se encaixa nas suas necessidades por preços mais em conta que alguns concorrentes.

7

8) MSI

A MSI (Micro-Star International) é uma marca pouco conhecida, mas está no mercado desde 1986. Seus notebooks não são muito indicados para os usuários padrão, são máquinas potentes voltadas para designers gráficos e gamers. Quem é gamer hardcore e quer jogar os mais novos lançamentos em um note, é uma boa considerar as máquinas da MSI, já que não há muitas ofertas de notebooks dedicados para jogatina de ponta no nosso mercado.

8

9) Acer

Muita gente confunde Acer com Asus, mas não tem nada a ver. Enquanto a Asus já é uma marca bem estabelecida e confiável, a modesta Acer ainda luta para conquistar seu espaço no mercado. Os notebooks Acer recebiam muitas reclamações dos usuários, como som de péssima qualidade, teclado e touchpad inferiores e discos rígidos lentos. A empresa vem melhorando a qualidade dos seus notes, tentando sanar todos esses problemas e lançando máquinas de melhor qualidade. Escolha um Acer caso você queira um notebook para uso doméstico, pois oferece uma boa relação custo x benefício.

9

10) Avell

Assim como a MSI, os notes da Avell são máquinas de alto desempenho, voltadas principalmente para quem trabalha com edição de imagens, vídeos e precisa de processamento pesado. Os gamers hardcore são outra fatia de mercado atendida pelos notebooks da Avell. As telas são de LED full HD e o som tem excelente qualidade. Com tanto poder é de se esperar um super aquecimento, ainda mais no clima brasileiro, mas os notes da Avell aguentam bem o tranco e podem ser usados tranquilamente perto do corpo, mesmo com as aplicações mais pesadas abertas.

10

Outras marcas disponíveis

Existem outras marcas de notebook disponíveis no mercado que não aparecem nesta lista, mas que podem entregar um bom produto alinhado com as necessidades do usuário por um ótimo custo x benefício. Você não precisa necessariamente escolher uma marca da lista que fizemos. Ela é apenas um guia com as marcas mais famosas e bem estabelecidas no mercado, com notebooks que sempre receberam críticas positivas dos usuários.

Os notebooks da Toshiba, por exemplo, são baratos e podem atender facilmente a quem busca um notebook para uso doméstico. Isso também vale para Itautec, Intelbras, LG, entre outras.

Os notebooks Positivo, embora muito marcados por comentários negativos, podem ser uma boa solução para quem está com o orçamento baixo e só quer um notebook para acessar a internet e mexer no Office. Isso também vale para outras marcas que a maioria dos usuários torce o nariz, como Semp Toshiba, CCE, Microboard, Philco, etc.

No final das contas, o mais importante é a pergunta que fizemos lá no começo: o que você quer fazer no seu notebook? Pensar bem e responder adequadamente é a diferença entre adorar e detestar o seu novo notebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do Facebook: