Como recuperar roupas mofadas

Diversas
2 out 2013
1263 Acessos

Um dia você abre o armário e procura por aquela blusa que tanto gosta. No entanto, ao tirá-la do armário você percebe que ela está com mofo, com um cheiro desagradável e que não há como usá-la naquele momento. Pois bem, essa cena é mais comum do que se imagina. Isto porque algumas pessoas têm o hábito de guardar as roupas no armário por um longo tempo sem usá-las e sem arejar o ambiente, e aí as roupas ficam mofadas por causa do excesso de calor e umidade. E convenhamos, não dá pra usar roupas mofadas.

Um ambiente com calor e umidade é o local ideal para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, que se proliferam com facilidade em armários, gavetas e guarda-roupas, se encontradas as condições ideais para a proliferação. Além de fazer com que as roupas fiquem mofadas, fungos e ácaros presentes nos tecidos podem gerar doenças respiratórias até mesmo em pessoas que tem bom sistema imunológico. Ou então, o contato com fungos e ácaros pode agravar casos alérgicos, como a rinite e sinusite. Quem teve contato com roupa mofada também pode sofrer com a asma, conjuntivite e faringite.

Segundo especialistas, os fungos, ácaros e bactérias têm preferência por tecidos de algodão e por roupas secas. Dependendo das condições onde estão as roupas, a proliferação desses bichinhos pode levar poucos dias, ou até meses. No entanto, o efeito será o mesmo quando você for tirá-la do armário ou da gaveta: a roupa terá um aspecto e cheiro não muito agradáveis.

Tirando o mofo

No Brasil, principalmente, as roupas de frio ficam muito tempo guardadas, por isso antes de usar aquele casaco lindo de inverno a dica é higienizar o tecido, limpá-lo e deixá-lo ao sol, para que você não respire o ácaro que provavelmente já estará instalado na roupa.

Mas, o que fazer para evitar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias? Uma boa dica é manter a casa limpa e arejada, já que esses bichinhos adoram lugares sujos, escuros e úmidos. Quando está vendo, abra as janelas e deixe o ar circular pelo ambiente. Deixe o sol entrar em sua casa e, se possível, coloque a roupa ao sol. E, por último, nunca guarde no armário roupas sujas ou molhadas.

Se por um acaso você tomou todos os cuidados, ou a maioria deles, e mesmo assim as roupas ainda têm mofo, então não há outra alternativa a não ser lavar a roupa adequadamente para tentar recuperá-la. Outra dica é lavar as peças de roupas que você usa só de vez em quando, no mínimo duas vezes ao ano com água corrente e solventes próprios (como amaciantes, sabão em pó etc.). Lembre-se de escolher o amaciente e o sabão em pó de acordo com o tecido.

Dicas para tirar mofo

1) Aplique suco de limão e sal

– Tire do armário as roupas úmidas e limpe com uma escova todo ponto preto que encontrar.

– Faça uma pasta com suco de limão e sal e aplique-a sobre as áreas manchadas.

– Deixe as roupas expostas ao sol durante várias horas. Pendure-as no varal, ou então deite-as sobre uma superfície plana, limpa e seca.

– Enxágue completamente com água e depois lave as roupas como de costume.

2) “Cozinhe” a roupa

– Coloque um litro de água numa panela, “afogue” a roupa com mofo e acrescente duas colheres de bicarbonato de sódio.

– Deixe “cozinhar” por cerca de 20 minutos.

– Retire a peça da panela com cuidado para não se queimar, e deixe-a secar ao sol, por algumas horas.

3) Adicione vinagre

– Adicione uma colher de sopa de vinagre sobre o mofo e deixe agir por cerca de 50 minutos.

– Depois, lave a roupa normalmente utilizando um sabão em pedra comum.

– Coloque a roupa para secar.

4) Esfregue com álcool

– Deixe a peça de roupa em um local arejado por seis horas.

– Depois esfregue a peça com álcool (líquido ou em gel).

– Lave a roupa de forma tradicional e deixe-a secar ao sol, por algumas horas.

– A roupa não deve ser colocada no secador.

Obs: Tome muito cuidado ao usar produtos como vinagre ou álcool para limpar a roupa, já que dependendo do tecido, eles podem estragar a roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do Facebook: