Como saber se um chocolate é de boa qualidade

Culinária e Gastronomia
17 set 2013
407 Acessos

Todos nós amamos comer chocolate de vez em quando. Fato. Porém, mesmo que achemos ele gostoso, com um paladar bom, o chocolate pode não ser de boa qualidade e ter açúcar e gorduras em uma quantidade maior do que deveria. Não atente apenas ao sabor e ao preço, há outras características que fazem com que o chocolate seja de boa qualidade. Você sabia que a ordem com que são exibidos os ingredientes na embalagem dos produtos mostra qual deles tem em maior quantidade? Por exemplo, se você comprar um chocolate e vier escrito na embalagem:

Ingredientes – Açúcar, massa de cacau, leite, etc. significa que o que tem em maior quantidade naquela barra é o AÇÚCAR, seguido pela MASSA DE CACAU, e por aí em diante.

DSCN0723

Sendo assim, como sabemos se o chocolate é bom mesmo ou não? Simples. O chocolate bom é feito basicamente de massa de cacau. Quanto mais cacau tiver o chocolate, mais qualidade ele possui. Então, na ordem dos ingredientes, confira o que vem com massa de cacau ANTES de manteiga de cacau ou outro ingrediente. Assim, claramente podemos ver que, o  chocolate que possui mais cacau do que gordura, é o de melhor qualidade e o que faz mais bem à saúde.

Sempre que for comprar, opte pelo que possuir mais massa de cacau do que manteiga de cacau mas lembre-se: sem excessos! Chocolate faz bem, mas tudo em excesso faz mal.

A qualidade do cacau utilizado e a sua quantidade também são importantes para a qualidade final do chocolate. Uma boa dica para determinar a quantidade de cacau é: quanto mais escuro o chocolate for, mais cacau ele tem. O açúcar também influencia, quanto menos açúcar melhor, pois açúcar demais mata o gosto do chocolate. Quando comprar chocolate ao leite, o leite em pó usado no produto também deve ser também de qualidade.

Para armazenar bem o chocolate e conservar sua qualidade, evite excesso de luz, umidade e variações bruscas de temperatura. Guarde o chocolate sempre em locais secos. Uma caixa de metal, sem cheiro, é ideal. Caixas de madeira ou papelão devem ser evitadas, por causa do acúmulo de bactérias. Guardar na geladeira também não é bom, pois o chocolate acaba absorvendo a umidade. Se for preciso colocar na geladeira, o ideal é que ela tenha controle de umidade ou seja seca. Depois de tirar da geladeira, não coma imediatamente, espere chegar à temperatura ambiente para o sabor retornar.

Boa degustação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do Facebook: